Sobre o GAP

O GAP (Grupo dos Amigos das Projetivas) é um grupo aberto, que reúne de dois em dois meses, no qual só se entra por convite, tendo como critério de entrada o gosto pessoal por aprofundar a utilização da metodologia projetiva (Rorschach, TAT, CAT, Scenotest, Desenho e Jogo) na sua prática clínica ou no contexto de investigação.


A criação do GAP surgiu da necessidade sentida por um pequeno grupo de Psicólogos Clínicos que possuem um vasto conhecimento na utilização, no ensino e na investigação da metodologia projetiva; de criar um espaço de partilha e de reflexão de modo a tornar estas metodologias mais acessíveis, compreensíveis e manuseáveis pelos psicólogos clínicos.


O principal objetivo do GAP é a partilha de conhecimento entre pares, para um mais correto manuseamento da técnica e da análise, para o acesso ao conhecimento do mundo interno do sujeito. Neste sentido, o GAP tem vindo a promover anualmente um encontro para a partilha e a abertura à reflexão, numa articulação entre o saber e o saber fazer, numa ligação entre a teoria e a prática.


Contudo, o intercâmbio de saberes além-fronteiras é um imperativo que se coloca, pelo que no último encontro contámos com a presença de um conjunto de colegas do CILA (Collège International d’Adolescence), nomeadamente o da Professora Doutora Teresa Rebelo, Psicóloga Clínica e Maître de Conférences na Universidade de Rouen na Normandia/França, que amavelmente tem acedido ao convite para participar nos encontros do GAP.

Fale connosco: grupoamigosprojectivas@gmail.com