PROGRAMA
09:00 – 11:00 – O Teste de Rorschach: breve resenha histórica
11:15 – 13:15 – A cotação: os modos de apreensão
Pausa para almoço
14:30 – 16:30 – A cotação: os determinantes, os conteúdos e as banalidades
17:00 – 19:00 – O psicograma: os valores interpretativos da cotação

Duração Total: 8 horas

Local de realização: Presencial: Sala Alameda – Hotel A & S Av. Almirante Reis Nº 188 1900-221
Lisboa
Online: Plataforma Zoom

Formadora: Professora Doutora Isabel Duarte
Ph.D. ISPA – Instituto Universitário, Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Especialista em Psicoterapia e em Psicologia Clínica da Saúde reconhecida pela OPP – Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Formadora no ISPA – Formação Avançada.
Membro do Centre de Recherche sur les Fonctionnements et les Dysfonctionnements Psychologiques, na equipa das Vulnérabilités, na Universidade de Rouen.
Membro do Réseau International de Recherche Méthodes projectives et psychanalyse.
Membro da IARPP España (Asociación Internacional para la Psicoterapia y el Psicoanálisis Relacional) e da International Association for Relational Psychoanalysis and Psychoterapy.

Destinatários: Psicólogos, Psicólogos Juniores, Diplomados e/ou estudantes de Psicologia.

Inscrições: data limite 16 de Novembro de 2020
100 euros Profissionais
80 euros Estudantes

(Nº limite de inscrições: 30 participantes)

Objetivos: Promover o desenvolvimento de bases teóricas sobre o Teste Rorschach.
Desenvolver a capacidade de cotação atendendo às especificidades: crianças
e adultos.
Potenciar a boa interpretação dos resultados do Psicograma.

Conteúdos programáticos:
1 – O Teste de Rorschach: breve resenha histórica:
1.1. Herman Rorschach: A vida e a obra do autor e criador do Teste de
Rorschach.

1.2. O Teste de Rorschach: Passado, Presente e que futuro?
1.3. O método Rorschach: Novas lógicas de inscrição do Teste Rorschach.
2 – A cotação: os modos de apreensão, os determinantes, os conteúdos e as
banalidades.
2.1. Modos de Apreensão: referências relativas à localização na mancha.
2.2. Determinantes: referências relativas às características do estímulo.
2.3. Conteúdos: valor sexual, valência agressiva e temáticas.
2.4. Banalidades: Dão conta de uma capacidade de adaptação e de adequação
à realidade.
3 – O psicograma: elementos que compõem o psicograma e os valores
interpretativos da cotação.
3.1. Os diferentes elementos que compõem o psicograma.
3.2. Os valores interpretativos: crianças e adultos.
3.3. Ilustração do psicograma com um exemplo clínico.

Certificado: Os participantes terão acesso a um certificado de formação desde que se
verifique uma presença de 80% do tempo formativo.